• Um pouco de HistóriaMuito tem se ouvido sobre as Coreias do Norte e do Sul ultimamente, não somente pela sua cultura popular, os jogos olímpicos de inverno e o fabuloso sucesso dos k-pop e do cantor Psy mas também, e infelizmente, pelas ameaças feitas pelo atual presidente norte Coreano Kim Jong-un. Apesar dessa recente notoriedade, esses países mantém ainda um certo mistério, provavelmente pelo fato de terem-se voluntariamente fechado durante muitos anos. Quando se conhece um pouco de sua História, entende-se bem o porque.

    A península que é hoje constituída pelas duas Coreias do Norte e do Sul, vivenciou séculos de domínio chinês, décadas de domínio japonês e muitas tentativas de domínio de diversas potências estrangeiras.

    De acordo com o historiador André Fabre no livro "Histoire de la Corée", a presença do homo sapiens na península é irrefutável. Ela foi habitada ininterruptamente por diversos grupos étnicos com comportamentos distintos até aproximadamente os anos 300 AC quando o território foi dividido em três reinos. É o período designado Os três reinos da Coreia.

    Nos anos 90 AC, a dinastia Silla toma o domínio da totalidade da península e unifica institucionalmente e culturalmente o reino. Em 1392 o general Yi Seonggye assume o poder dando início ao reinado da Dinastia Joseon (também conhecida como Dinastia Yi), idade de ouro desse país. Foi sob o reinado Joseon que o confucionismo foi adotado como ideologia dominante e o hangul, o alfabeto coreano, foi criado (ver rúbrica específica). Ela ficará no poder até 1910, ano em que o rei Sunjong, último monarca dessa dinastia, renuncia ao trono devido a anexação da Coreia pelo império japonês.

    O domínio do Japão sobre a Coréia vai durar 35 anos, só terminará com a rendição do Japão aos aliados em 1945 no final da segunda guerra mundial. Porém, o fim do domínio japonês não significa a independência do país. Os americanos e soviéticos dividem a península em dois e se auto-atribuem a metade pra cada um, os soviéticos ocupando a metade norte e os americanos a metade sul, que viveriam sob tutela até em 1949, quando ambos retiram suas tropas.

    É nesse momento que as hostilidades entre o norte e o sul começam, a guerra entre as duas Coreias vai durar três anos. No dia 27 de julho de 1953 é assinado o armistício que separa as duas Coréias em dois países distintos através de uma zona delimitarizada de 4km de largura e 346km de comprimento tal qual a conhecemos atualmente.

    Nos dias de hoje são dois países distintos com características opostas que compartilham a península, uma ditadura comunista no norte, considerada por especialistas o país mais militarizado e o menos democrático do mundo, e um próspero país capitalista no sul, classificado a décima segunda potência econômica do mundo.

    Depois de muitos anos de coabitação pacífica, esse equilbrio tem sido ameaçado desde a chegada no poder do presidente norte coreano Kim Jung-il em 2011. A participação conjunta das duas Coreias nos jogos olímpicos de inverno de 2018 poderia ser um sinal de reaproximação pacífica. 


    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique