• Contorno chinêsHá muitos anos quando eu ainda estudava Ciências Polí­ticas, algumas correntes de esquerda estavam esperançosas com a abertura econômica da China do tipo "socialismo de mercado". Infelizmente me parece que a sociedade sofre as consequências dos malefí­cios do socialismo e do liberalismo econômico sem as vantagens que lhes seriam inerentes: crescente desigualdade social com uma grande proporção de pobres que trabalha como mão de obra barata e controle do Estado para questões ligadas às liberdades fundamentais como a censura da imprensa e outras ligadas aos direitos humanos. Mas creio que isso não seja nenhuma novidade...

    Estivemos em uma proví­ncia do sul do China por uma semana durante a qual aprendi muito sobre este paí­s, inclusive que existem minorias étnicas com culturas distintas. Fiquei surpresa com essa descoberta, talvez porque esse dado contrasta com a sociedade coreana que se considera pura etnicamente, em todo caso majoritariamente composta da etnia Han. Na região onde ficamos, uma ilha com clima subtropical em frente do Vietnam que se chama Hainan, predomina a minoria Li. A comida é extremamente saborosa preparada com muitos caldos de porco e frutos do mar, arroz ou massas. Os legumes são cozidos nestes caldos de cozimento e ganham um sabor particular, nunca pensei que uma acelga poderia ficar tão saborosa.

    Os chineses com os quais cruzamos não têm o sorriso fácil, inclusive no comércio. A presença de imagens do Mao Tse Tung ainda é forte, em quase todas as notas de Yuan como também nos taxis, como se fosse a imagem de um santo. Não sei se a sociedade é do tipo patriarcal ou regida por qualquer forma de sexismo linear, mas posso afirmar ter visto mulheres pegando no trabalho braçal pesado.

    Embora não tenha muito orgulho de ocupar a posição de turista ocidental, esta estada foi, apesar de curta, muito edificante. Na falta de informações mais detalhadas, espero que apreciem as imagens.

    Contorno chinês        Contorno chinês        Contorno chinês

    Contorno chinês        Contorno chinês        Contorno chinês

     


    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique