• Apresentação

    ApresentaçãoQuando em 2007 meu marido me informou que deveríamos nos mudar para a Coreia do Sul por dois anos, achei que fosse uma brincadeira. Não era. Poucos meses depois, lá estávamos chegando na cidade de Busan numa noite tumultuada do mês de março. Não chegávamos a um novo país, mas a um outro mundo que estava, para mim, literalmente de cabeça para baixo: dizem que se fizermos um buraco em Busan, chegamos diretamente no Rio de Janeiro, cidade onde nasci.

    Até então eu nada sabia sobre essa península, exceto que se situava na Asia. Seria um belo desafio, um desses bônus da vida que significam, na minha visão de mundo, acontecimentos que eu não tenha necessariamente buscado, mas que são consequências diretas das minhas escolhas, introduzindo-se sorrateiramente na minha história pessoal e modificando minha trajetória sem que eu pedido, mas recebidos com meus braços amplamente abertos. Hoje posso afirmar que foi uma das mais belas experiências da minha vida em diversos níveis: descobertas culturais extraordinárias e encontros com pessoas que se instalaram definitivamente em meu coração! 

    Desde então, me apropriei carinhosamente desse país. A Coreia se tornou um pouco minha, seus habitantes tornaram-se velhos conhecidos meus e sua cultura me é extremamente familiar. 

    Oito anos se passaram desde que deixei o País das Manhãs Calmas. Senti repentinamente o desejo de reconstruir o blog que compartilhara com meus amigos durante minha estada por lá, no qual eu transmitia minhas impressões e que infelizmente foi fechado pelos hospedeiros de então. Ei-lo aqui, renascendo, fazendo-me reviver emoções sentidas e revisualizar imagens adormecidas. As fotos são majoritariamente minhas, e algumas delas me foram gentilmente cedidas pela excelente fotógrafa Ana Luisa Tonidandel, inclusive a que ilustra essa página acima e a foto principal do próprio blog.

    Espero conseguir transportá-los comigo nesse secreto e surpreendente país.