• Kimchi, o prato nacionalA cozinha coreana é decididamente muito pouco conhecida fora do país. Falarei sobre ela mais tarde. Nesse post vou falar exclusivamente sobre o kimchi. 

    Existem mais de 160 variedades de kimchi, legumes fermentados e colocados de molho com sal grosso tradicionalmente em grandes potes de argila (ver foto abaixo). Depois de alguns dias (ou meses) ele é temperado com alho, soju e geralmente com uma pimenta vermelha muito forte. Somente algumas poucas variedades de kimchi não são apimentadas, mas têm o mérito de existirem porque, como direi brevemente em outra página, a pimenta aqui é pra baiano nenhum botar defeito. Dentre os legumes usados na preparação do kimchi estão a couve, o repolho, o pepino e o rabanete, entre outros.

    O kimchi é o principal acompanhamento de qualquer prato coreano, é muito difícil, em todo caso eu nunca vi, uma mesa posta sem uma porção de kimchi. Inclusive nos restaurantes de cozinha estrangeira um prato de kimchi é também oferecido. Uma refeição não é completa sem ele. Além desta função de acompanhamento, ele é também usado como ingrediente de outros pratos coreanos, como a panqueca de kimchi, arroz ao kimchi, sopa de kimchi etc.

    No passado, o kimchi era preparado, conservado e servido como o legume das refeições de inverno. No final de novembro assistia-se ao gimjang, a preparação comunitária do kimchi feita em público e em grupo. Ainda hoje as donas de casa preparam nessa época do ano uma grande quantidade de kimchi que deverá, em seguida, ser posto em conserva e servido durante o ano.

    A importância do kimchi na cultura coreana é tanta que existem vários eventos ligados a ele, como o festival do kimchi ou o Museu do Kimchi.

    Os coreanos dizem que o kimchi possui um grande valor nutritivo e curativo.

    Durante a crise aviária, pesquisadores mostraram que um fermento láctico presennte no kimchi produzia efeitos curativos nos frangos atingidos pela doença. As pesquisas continuam, só nos resta agora aguardar os resultados.

    Kimchi, o prato nacional         Kimchi, o prato nacional          Kimchi, o prato nacional


    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique