• Seollal ou o Ano Novo Lunar

    Seollal ou o Ano Novo LunarUma das festas mais comemoradas na Coreia do Sul que chamamos no ocidente de Ano Novo Chinês, é a Seollal, a celebração da passagem do ano de acordo com o calendário lunar. Juntamente com a Chuseok e o aniversário do Buda, é uma das maiores festas nacionais.

    A Seollal dura três dias, a partir da véspera do "nosso" Ano Novo e cai geralmente em meados de fevereiro. Nesse dia, as famílias vestem-se com trajes tradicionais e reunem-se para preparar as oferendas que serão usadas nos rituais celebrando os ancestrais. A refeição tradicional é composta de vinte diferentes pratos, sendo a sopa de bolinhos de arroz e a carne de boi os pratos centrais. Após a cerimônia, os membros da família comem juntos o que foi oferecido aos seus ancestrais, e em seguida, os jovens se prostram diante dos mais velhos que lhes dizem palavras de sabedoria como "cuide-se bem", "encontre alguém de bem na vida" etc. e lhes dão dinheiro. No final, eles jogam jogos coreanos tradicionais como o Yutnori, que na verdade é um jogo de origem japonêsa do tipo "pega varetas" e o Hwatu, um jogo de cartas. Os outros membros da família trocam presentes tais como ginseng, mel, latas de atum, shampoo, frutas que se encontram em embalagens para presente nos supermercados (ver fotos).

    Quando redigi esse artigo em 2008, iniciava-se o ano do rato. Esse ano 2018 é o ano do cachorro, animal simbólico cujas características vão determinar a personalidade das pessoas nascidas sob esse signo. 

             Seollal ou Nouvel An Lunaire         Seollal ou Nouvel An Lunaire

     


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :