• A cerimônia da lua cheia

    NA cerimônia da lua cheiaaquela época procurei em livros, na internet e em brochuras mas não encontrei em lugar nenhum. Porém, assisti ao vivo e à cores à cerimônia da lua cheia de 2008, que comemora a aparição da primeira lua cheia do ano de acordo com o calendário lunar que naquele ano ocorreu no dia 21 de fevereiro. Perguntei, então, a uma das minhas amigas coreanas que me explicou o significado desta festa que reproduz rituais da sociedade agrária em plena cidade de Busan.

    Jin me explicou que "na primeira lua cheia do ano, as famílias se reúnem em volta de uma fogueira para dançarem e cantarem em homenagem à lua e ao mesmo tempo para pedirem-lhe proteção para a lavoura. As roupas tradicionais usadas na festa reproduzem as roupas de uma rainha da época do reinado de Silla que institutiu esta cerimônia. O prato servido é o arroz de cinco grãos, um dos pratos tradicionais na Coreia, preparado com arroz, feijão, vagem, cevada e milho, provavelmente para sugerir a abundância da colheita. A fogueira era acendida para destruir os insetos nocivos às plantas e afugentar os maus espíritos e tornou-se um símbolo". 

    Naquele ano essa festa foi realizada na praia de Haeundae, onde eu morava. Uma árvore de aproximadamente 10 metros foi reproduzida e colocada na areia. Em torno dela, grupos de danças e músicas tradicionais se apresentavam, vários oradores fizeram discurso em um palanque e às 18h colocaram fogo na árvore que se transformou em uma imensa fogueira. As milhares de pessoas que empurravam para ver de perto os eventos começaram a sair correndo na direção oposta do fogo, daquela fumaça preta meio assustadora e das pequenas brasas que caiam sobre nossas cabeças. 

    Foi extremamente rico e edificante assistir a esse evento, mas advirto aos interessados que previnam-se usando roupas não inflamáveis. Até hoje lamento meu casaco branco queimado durante essa festa...

     


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :